sexta-feira, novembro 30, 2007

Review: Control, o filme de Ian Curtis (Joy Division)

Sem dúvida um filme que vai marcar o ano de 2007, uma espécie de retrospectiva da vida de Ian Curtis de forma mais ou menos romanceada e macia; mas sem dúvida um grande película com fotografia deslumbrante, o que seria de esperar por parte do mestre Corbijn. Sobre Ian deparamo-nos um filme preciso, honesto e bonito, ilustrando a época em que o punk estava morto, a new wave ainda mal andava, e os Joy Division criavam o vocabulário poético e sonoro que revelava a angústia de uma geração, e influenciou a melhor música popular da década de 1980 em diante.
‘Control’ passa-se nesse final dos anos 70, nesse intervalo de tempo em que do punk pouco sobrava, o horizonte era um céu nublado sobre cidades deprimidas sem futuro (Manchester). Em preto e branco, Corbijn captou esse momento, esse ambiente, através de uma reconstituição rigorosa, com um carinho ligeiramente nostálgico, elegante, centrando-se na dúvida existencial de Ian Curtis,mostrando por vezes de maneira bastante crua, o vazio e a vulgaridade da vida de uma pessoa que encontrou a sua excepcionalidade, a traduziu em canções, mas nunca soube compreendê-la nem com ela conviver harmoniosamente.
No fim do filme, porém, sobra a pergunta que devia esclarecer: Afinal quem era este rapaz que trabalhava no Centro de Emprego, casado e pai de uma filha, que não sabia o que fazer de si nem como viver consigo? Era Ian Curtis, uma entidade à parte, é a resposta de ‘Control’.

sexta-feira, novembro 23, 2007

Radiohead - "In Rainbows"

Penso já ser uma boa altura para falar do último albúm dos radiohead visto as minhas audições já serem mais do que muitas. Para começar devo-me confessar fã incondicional de Radiohead por ser uma banda da minha adolescência e talvez uma das bandas mais avant-gard para a altura que anda para ai. In Rainbows é para mim um albúm excelente, não tão genial como "Ok Computer" ou "The Bends", uns (poucos) furos acima de "Amnesiac" e alguns acima de "Pablo Honey". O albúm corre aveludado fazendo um sentido faixa após faixa que só eles conseguem. Não é um albúm para fãs incondicionais de guitarra, isso não é, não é um albúm que traga alguma coisa de novo, mas isso é mau?!?É um albúm de uma ambiência incrivel, marcado pelos registos vocais excepcionais de Yorke, por vezes com traços jazzisticos e elctrónicos fantásticos. Musicas favoritas: "15 Step"/"Nude"/"Reckoner"e a melhor "Weird Fishes Arpeggi". São uma banda histórica e que a continuam a fazer lançando o albúm na net de graça para quem quisesse!!

Video:"All i Need"- Radiohead

terça-feira, novembro 20, 2007

Calibration (Is Pushing Luck and Key Too Far)

Saí já em Dezembro o novo trabalho de Omar Rodriguez-Lopez ( At the Drive-in, De Facto, The Mars Volta) provavelmente o melhor guitarrista nos tempos que correm.... Fica aqui uma pequena performance deste fabuloso música aqui com Mars Volta-Tetragrammaton

quarta-feira, novembro 14, 2007

sábado, novembro 10, 2007

Peditório "Oh By The Way" The Pink Floyd Box Set


Para comemorar os 40 anos de seu surgimento, a banda britânica vai lançar um box set com todos os seus álbuns de estúdio. A caixinha vem com CDs reproduzindo os lançamentos originais, ou seja, com aparência de mini-vinis, embalados em capas idênticas àquelas em que foram lançados, com pôsteres, adesivos e encartes, tudo igualzinho aos originais.

São 15 discos no total, sendo dois deles duplos e um DVD com raridades, entrevistas e clipes. Confira os álbuns:

The Piper at the Gates of Dawn, A Saucerful of Secrets, More, Ummagumma (duplo), Atom Heart Mother, Meddle, Obscured by Clouds, The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals, The Wall (duplo), The Final Cut, A Momentary Lapse of Reason, The Division Bell

Pena que estas colecções sejam tão caras!!! Mas esta é dos Pink Floyd, por isso toca a deixar aqui a sua ajuda!!

quarta-feira, novembro 07, 2007

Seu Jorge na Casa do livro no Porto - 6/11

Festa surpresa sem palavras!! Seu Jorge num ambiente intimista(60 pessoas) presenteou-nos com um show improvisado de samba e bossa-nova numa noite inesquecivel... Como que o complemento perfeito do concerto...Simplesmente fantástico!!