segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Babel


Venho tardiamente opinar sobre um filme que eu considero absolutamente genial e tenho ouvido falar injustamente mal tanto em conversa de café cm pelos críticos de cinema. Aliás devo dizer que Alejandro Gonzáles Iñárritu fecha com chave de ouro uma espantosa "triologia" drámatica que é composta pelos filmes 21 Grams e Amores Perros e agora Babel. Mais digo em não me lembrar de nenhum outro realizador com tão auspicioso "início" de carreira. Para isso mto contribuiram actores cm Benicio del Toro, Sean Penn mas fundamentalmente Gael García Bernal com brilhantes interpretações em Amores Perros e Babel. É incrivel cm todos os filmes q ele entra são por mim rotulados de no minimo mto bons, lembrando me agora tb do fabuloso Motorcycles Diary que interpreta Ernesto (Che) Guevera.
Mas falando um pouco mais do filme iñarritu da-nos a conhecer 3 histórias fantásticas em 3 cantos do mundo completamente distintos q se fundem na dor e no desepero de cada uma das situações que são deflagradas por um inocente tiro em Marrocos. Inharritu dá um toque inequivoco das suas origens ao enviar-nos constantemente para as paisagens aridas, tb já características em Amores Perros e 21 Grams, que lhe confere um toque pessoal e dá outro sentido aos seus filmes. A apróximação que espectador tem das personagens faz com que seja possivel viver e sentir o mesmo que elas e transportar as suas histórias para um hiopotético nosso infortúnio do dia-a-dia. Este sentimento traduz a meu ver o bom cinema!

Sem comentários: