sexta-feira, fevereiro 02, 2007

A verdade sobre Pharell Williams e o seu último album "In My Mind"

PHARRELL
IN MY MIND
Havia dias em que tudo era mais simples e despreocupado. Os movimentos escondiam-se por trás de um computador, o trabalho era virtuoso e executado com garbo e as intenções mantinham-se honestas. No fundo quando os focos de luz apontavam para outros... Hoje tudo é diferente. O trabalho convincente deixou de o ser. A honestidade foi substituída por ambição desmedida. A descrição possuída pelo síndroma do vedetismo. Enfim, quem antes era um trabalhor casto e esforçado, a pensar no bem de uma comunidade sem inspiração, passou a ser uma máquina industrial fazedora de dinheiro, preocupada com uma imagem...
Uma frase explica quase tudo: Pharrell deixou-se engolir pela indústria musical. Resta saber se foi intencional ou um acidente. À muito que namorava o "monstro" e à muito que via o sucesso passar ao lado.
A imagem de marca dos The Neptune rendeu os primeiros louros quando nos meados de 90 introduziram uma linguagem minimal, tecnológica e sincrética no r&b e no hip-hop. Era uma lufada de ar numa produção sem nervo e sem capacidade de renovação própria. Abriram-se as janelas e o mofo começou a sair. Pharrell e Chad Hugo desafiavam os paradigmas, os clássicos e, à semelhança de Timberland, em vez de mutilar o legado histórico da música afro-americana tradicional, procuraram criar um r&b com personalidade nova, própria, com atitude, moderna. Era a inovação, a novidade e a excitação. Todos queriam Pharrell e Chad Hugo. No Doubt, Janet, Britney Spears, *NSYNC, TLC, Usher, Mary J. Blige, Toni Braxton, Kelis, Busta Rhymes, Babyface, Mariah Carey e Justin Timberlake. Todos queriam a produção da dupla e todos acabaram por ter sucesso depois do toque singular dos The Neptune.
Mas enquanto Chad Hugo soube manter distância, mesmo quando os focos obrigavam a mediatização dos N*E*R*D, já Pharrell envolvia-se com a sua própria imagem nos clips da MTV. E gostou da sua imagem... Aparentemente é isso que desenvolve com preocupação e garbo, neste momento.
Com a edição do muito aguardado «In My Mind» ficamos realmente a saber o que passa pela mente de Pharrell: sucesso, muito sucesso! A vida de luxúria desviou-o dos propósitos que o movia à dez anos atrás. O álbum debutante, além de não trazer nada de novo, também não trás nada de melhor. Nada é acrescentado. A história escreve-se com o mesmo papel e caneta, com a mesma técnica, mesma sintaxe.
A música é na grande maioria das vezes banal e superficial, sem grande substância e alma. O alinhamento é descuidado, para não falar péssimo, mostrando duas facetas de Pharrell: uma de produtor hip-hop preocupado com o proverbial – na primeira parte do CD; outra, de vedeta maníaca que procura explorar o seu próprio glamour em temas r&b languentos – na segunda metade. Nem as colaborações – Gwen Stefani, Slim Thug, Snoop Dogg, Jay-Z, Kanye West –, que nada acrescentam de mais valia à música de Pharrell, ajudam o produtor a superar a crise criativa...
Eis a ironia: Pharrell critica quem em Hollywood passou a viver uma vida materialista, com o sexo desvairado em mansões luxuosas. Fala de futilidades sumptuosas, de manias de vedetismo e de amores traídos ou não correspondidos. Tudo assuntos caros à grande maioria dos músicos r&b do momento, inclusive ele. Um valente tiro no pé...
Da imagem actual e imediata de Pharrell Williams percebemos que de agora em diante temos um produtor narcisista que se apaixonou pelo sucesso e dele não deverá abdicar tão cedo. É pena para quem já demostrou talento. A desilusão dos últimos anos!

9 comentários:

Anónimo disse...

os NERD já eram considerados de Gay music

Anónimo disse...

Mais um anonimo que sofre do mesmo mal, a sensura por parte de Clonix o "general" e dono de BlogaoBloguinho !
Pessei ser o unico, as afinal a ditadura meste blog já atingiu niveis que eu pensava apenas existirem na Coreia do Norte, U.S and A, Irao... Mas afinal Clonix o "general" tem a sua pequena ditadura na net ! Perigoso constactar que a extrema direita começa a ganhar terreno em todos os sectores, Parlamento Europeu, Austria, Holanda, Alemanha, blogs Portugueses ... Não nos podemos esquecer que as duas grandes guerras "nasceram" devido a este fenomeno, a caminhar assim não sei onde vamos parar !

clonixx disse...

"Pessei ser o unico..." aprende a escrever pá!!!!

Anónimo disse...

Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura
Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensura Sensura sensura sensuraSensura sensura sensura

clonixx disse...

Boa, parabens!! Ja sabes escrever sensura!! Agora tenta: pensei, pensei pensei, pensei, pensei.

clonixx disse...

"Perigoso constactar que a..."
Constactar?!?! para tpc, 20xs: constatar, constatar, constatar.....Enfim, és ridiculo anónimo!

Anónimo disse...

Desculpem lá mas Pharrell Williams é o maior gato e adoro as musicas dele !!!! Este post parece mais dor de cotovelo !!!

Anónimo disse...

Skateboard P é um artista único quem escreveu este post não faz a minima ideia do que está a falar. Grande Pharrell Williams!!!

rscastro disse...

fraco anónimo fraco....
argumenta pelo menos...